====================================================================================================================

sexta-feira, 5 de junho de 2009

ENTREVISTA COM O SENHOR ARISTEU RODRIGUES DOS ANJOS, EX-PREFEITO E ATUAL SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA E AÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE CARNEIROS - AL

Edson Rodrigues Agra Marques
Hoje com 65 anos de idade e 36 de vida pública, o senhor Aristeu Rodrigues dos Anjos, pela ordem cronológica o quarto Prefeito do Município de Carneiros - AL (terceiro eleito nas urnas) concedeu-nos uma entrevista. O encontro ocorreu em 30 de maio de 2009, na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Ação Social, local onde o mesmo desenvolve suas atribuições de Secretário Municipal desta referida Pasta. No encontro, do início ao fim, tranqüilo e sereno, o senhor Aristeu se mostrou muito prestativo e simpático, não exitando em responder a nenhuma das perguntas.

Acompanhe a seguir todo o conteúdo desta entrevista:

C.N.C.: Senhor Aristeu, quando se deu o ingresso de sua vida pública?
A.R.A.: Tudo começou no ano de 1972, data em que eu tive a minha candidatura oficializada à Prefeito de Carneiros. Fui apoiado pelo Ex-Prefeito Agenor Rodrigues dos anjos, o meu pai.

C.N.C.: Quando assumiu a Prefeitura Municipal de Carneiros o Senhor era, até então, o Prefeito mais jovem a administrar a Cidade (29 anos). O fato de ser um jovem Prefeito não dificultou a sua administração?
A.R.A.: Pelo contrário! Com a ajuda e o conhecimento dos Ex-Prefeitos que já haviam administrado a Prefeitura anterior a mim, não tive dificuldades em administrar, embora com ressalva dos pequenos recursos financeiros, mas com muita vontade de administrar e com a ajuda da comunidade pobre do Município topei a ser o administrador de Carneiros.

C.N.C.: Para ter sido Prefeito de Carneiros como o Senhor conseguiu eleger-se? Quem o apoiava? Quem foi o seu oponente nas urnas?
A.R.A.: Cheguei à Prefeitura logicamente que pelo voto do povo, mas confesso que o meu maior apoio foi dado pelo meu pai, que tinha fortes influências políticas em todo o Município. O meu candidato oponente foi o Senhor Oton Gaspar de Farias, já falecido. Tive como Vice-Prefeito o Senhor Daci Palmeira, filho do falecido Osório Serafim Palmeira.

C.N.C.: Como era a sua relação com a oposição daquela época?
A.R.A.: Era uma relação muito pacífica. Conversávamos sempre, mantínhamos boas relações de amizade. Na época, a oposição era feita com interferência de terceiros, não pessoas do Município, mas sim forasteiros.

C.N.C.: Quando Prefeito, o senhor tinha pleno apoio do Poder Legislativo de Carneiros?

A.R.A.: Sim! Os vereadores da época não percebiam nenhum salário, mas trabalhavam firmes em prol da comunidade, isso, fatos consumados e comprovados por grandes nomes da política do Poder Legislativo de Carneiros como, por exemplo: Sandoval Bezerra de Albuquerque, Cícero Viana de Oliveira, Pedro de Oliveira Sobrinho e Josias Viana de Oliveira.

C.N.C.: A política dos tempos de hoje é como a política dos tempos em que o Senhor atuou como Prefeito? Por quê?
A.R.A.: Não é. Porque na política daquela época os prefeitos não tinham as oportunidades que têm os de hoje.

C.N.C.: Que oportunidades são essas?
A.R.A.: Projetos do Governo Federal, recursos mínimos, apoio dos Deputados Estaduais e Federais, Senadores, Governador e Presidente da República. Tudo isso quase não havia quando eu fui Prefeito.

C.N.C.: O senhor então está dizendo que naquela época os municípios não eram tão assistidos quanto são hoje?
A.R.A.: Sim. De fato é isso mesmo.

C.N.C.: É verdade que o Senhor seu pai, Agenor Rodrigues dos Anjos, foi quem realmente te fez ingressar na política?
A.R.A.: Sim. Meu pai me orientava em todas as minhas decisões políticas e eu sempre acatava as suas orientações, pois eu acreditava muito em sua experiência como homem e como político.

C.N.C.: O Senhor é hoje Secretário Municipal de Assistência e Ação Social pelo município de Carneiros. Como tem sido o seu trabalho nesta área?
A.R.A.: Pelo desenvolvimento que vemos na atualidade, com a ajuda da Secretaria Estadual da Assistência Social e o Governo Federal, através de projetos e recursos que financiam os programas sociais, “nós”, como Secretário e a ajuda de contrapartida da Prefeitura Municipal estamos realizando um bom trabalho, acredito. O MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através dos Programas Sociais como: Bolsa Família, Projovem, PETI, Benefício de Prestação Continuada e o Programa do Leite Municipal e Estadual, dentre outros, tem ajudado na melhoria da condição de vida da comunidade. Eu como secretário dessa Pasta, assim como o Prefeito, estamos sempre trabalhando em prol da população em geral.

C.N.C.: em Carneiros, quais os outros setores públicos que o senhor já atuou diretamente?
A.R.A.: Em 1989 fui convidado e assumi a Secretaria Municipal de Administração do Governo do Prefeito Geraldo Agra;Já em 1997, o então Prefeito Genivaldo Novais Agra me convidou e eu assumi a Secretaria Municipal de Saúde; No ano de 2001, quando o Prefeito Genivaldo se reelegeu, continuei na equipe de seu Governo, mas agora como Secretário de Assistência e Ação Social; Em 2005, o Prefeito eleito Geraldo Novais agra Filho achou por bem que eu continuasse na Secretaria de Assistência Social, quando em 2008, no último ano de Governo do Prefeito Geraldo Filho, reassumi a Secretaria de Saúde; Atualmente estou na secretaria de Assistência e Ação Social.
C.N.C.: Todo esse longo período de vida pública, certamente te trouxe muita experiência. Na sua visão de homem de vida pública, como você classifica, de modo geral, as administrações de todos os ex-prefeitos do município de Carneiros?
A.R.A.: Classifico da seguinte maneira: Todas as administrações até agora eu entendo que sejam divididas em duas fases. A primeira fase corresponde às administrações dos cinco primeiros Prefeitos, que vai desde Cícero Vieira, passando por Agenor Rodrigues, meu pai, Valdemar Rodrigues, eu, Aristeu Rodrigues, até a administração de Oton Gaspar, que foram administrações marcadas com momentos de muitos sacrifícios e poucos recursos. E, a segunda fase, que se inicia com Geraldo Agra até os dias de hoje, é como se fosse um novo modelo de administração, com maiores recursos e mais facilidades, sabendo-se que nesta segunda fase as dificuldades e a população do Município aumentaram.

C.N.C.: De um modo geral, qual a sua visão com relação à cidade de carneiros nos dias de hoje? A.R.A.: Nos dias de hoje a cidade de Carneiros nota-se que se desenvolveu de certa parte pelas administrações que vêm sendo continuadas com o Prefeito Geraldo Filho. Sabendo-se que o crescimento da Cidade e o seu desenvolvimento estão sendo observados por toda comunidade. Percebo que o Município cresce. E, com esse crescimento, há o surgimento de pessoas com interesses próprios que chegam ao Município pensando em melhorar de vida, usando de métodos não muito honestos.

C.N.C.: E com relação à juventude de Carneiros de hoje, há muita ou pouca semelhança com a juventude da sua época?
A.R.A.: Há pouca semelhança. Na minha época, a juventude estudava menos por não ter tantas oportunidades como vemos hoje. Também, é importante ressaltar que na época da minha juventude não se via tantas drogas como se vê nos dias de hoje. E, são essas drogas que tiram dos estudantes a oportunidade de crescerem e de terem uma vida saudável.
Quase duas horas depois de várias perguntas e respostas, encerrou-se a entrevista com o Ex-Prefeito e atual Secretário Municipal de Assistência e Ação Social do município de Carneiros, o Senhor Aristeu Rodrigues dos Anjos. Notavelmente, percebe-se que o entrevistado tem um rico conhecimento no campo da administração pública, fato este percebido conforme a sua experiência vivida durante os seus 36 anos de vida pública. Recentemente, quando de sua posse na Secretaria Municipal de Assistência e Ação Social, o Senhor Aristeu foi homenageado tendo sido o seu nome escolhido para dar nome a Galeria dos Ex-Prefeitos de Carneiros - AL. Galeria esta localizada na recepção do prédio do Centro Administrativo Prefeito Geraldo Novais Agra (a Prefeitura).

6 comentários:

  1. A vida política de Aristeu é importante para nós carneirenses. Mas é bom que a gente fique sabendo que há outros nomes que comtribuiram - e muito - para o desenvolvimento do município. Inclusive há pessoas que estao ficando no esquecimento da memória do povo de Carneiros.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o empreendimento de informes sobre nossa cidade, idealizado pela pessoa do Edson Rodrigues, abre uma ampla discussão sobre as questões socio-culturais do nosso município. Donde, nós carneirenses, podemos agir bem próximos de muitas dessas discussões.

    Parabenizo, neste momento, pela excelente entrevista com o senhor Aristeu Rodrigues. Um homem de carater ilibado perante os olhos de nossa sociedade.

    Seria interessante abrir um canal de entrevistas e discussões com pessoas que fazem os acontecimentos de nossa cidade, principalmente com a classe politica.

    Parabéns pela iniciativa da pessoa do Edson Rodrigues na criação deste canal de informação da nossa terra.

    ResponderExcluir
  3. Carríssimo "Anônimo",

    Você, quando falou as palavras discussão e questões socio-cultural resumiu o meu objetivo quando da criação deste blog, que na verdade é um canal de informação e, também, um espaço onde as pessoas possam expor suas opiniões.
    Embora não tenhas se identificado, pelo formato da combinação de suas palavras percebo que tens uma intelectualidade louvavél.
    Agradeço pelos comentários e espero contar mais com sua participação.
    Carneiros precisa de pessoas do seu nível!
    Grande Abraço!
    Edson

    ResponderExcluir
  4. Caro Edson, depois desta maravilhosa entrevista com o sr Aristeu Rodrigues, seria interessante realizar uma entrevista com o Sr Valmir da Silva Melo. Não é uma interferencia minha no andamento deste blog. Apenas é uma sugestão da minha parte.

    Grato pelo fato de ceder nossa opinião.

    ResponderExcluir
  5. Meus parentes queridos fizeram e ainda fazem parte da História política dessa cidade: Aristeu, Cíço Roi, Josias e muitos outros.

    ResponderExcluir
  6. janio celio marques dos anjos1 de novembro de 2010 às 09:57

    fico muito feliz emver minha cidade natal.

    ResponderExcluir

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS