====================================================================================================================

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A velha esculhambação da seca

Pinto de Lunapor Pinto de Luna

Caminhando  pelas cidades do sertão de Alagoas, qualquer um constata a triste realidade de que nada foi feito para acabar com o problema da falta d’água que afeta a maioria da população.

Não estou falando somente em relação aos menos favorecidos que moram na zona rural, mas também dos que habitam as cidades.

A gritaria é geral! Cadê a Casal?

A população inteira já se conscientizou que o grande rio é logo ali e que é fácil levar suas águas para qualquer ponto do sertão.

Sabemos que não se faz nada para melhorar essa situação pelos maléficos interesses políticos.

Trabalham-se emendas parlamentares para realizações de festas vergonhosamente superfaturadas, todavia, a velha esculhambação da seca continua.

Açudes são construídos com dinheiro público e depois incorporados às terras de políticos num acinte ao discernimento do povo, como se propositadamente tivessem a satisfação de lhes dar uma tapa na cara.Têm políticos que adoram dar tapa na cara do povo, seja de quatro em quatro ou de oito em oito anos.

Foge ao entendimento de todos, que num Estado pequeno como o nosso não se tenha construído uma adutora que leve água do São Francisco a qualquer cidade do miúdo sertão. Pelo tamanho da área a ser servida e pela distância a ser percorrida, essa situação há muito tempo já era para estar resolvida.

Como explicar que trouxemos gás da Bolívia e distribuímos para uma grande região do país; que vamos extrair petróleo lá das profundezas do mar e levar por dutos até onde tiver de ser refinado; que construímos hidroelétricas e levamos a energia para onde queremos, mas não conseguimos implantar uma pequena rede de captação e distribuição de água.

Acredito que a explicação seja só para sujeitar o povo a humilhação e usar isso como manobra política nas eleições.

Assim me disse um lavrador de uma cidade onde participei de um ato público pela cidadania:

- A luz chegou seu “dotô”, mas a água ainda tá lá na caixa prega...

Será que ele sabe que a tal caixa prega fica ali pertinho, já que a cidade dele é ao lado do Velho Chico?

A coisa tá esculhambada mesmo. Vergonhosa!

Senhores gestores! O povo de Senador Rui Palmeira, Taquarana, Ouro Branco, Dois Riachos, Poço da Trincheira, e tantas outras sertão a fora... não querem chafariz nem caminhão pipa!

Querem água encanada na torneira de casa!

Fonte: Blog Pinto de Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS