Por causa das constantes quedas de energia que vêm causando vários transtornos aos municípios alagoanos, A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) se reuniu com representantes da Companhia Energética de Alagoas (CEAL) para resolver a situação que se agravou nas últimas semanas com os decorrentes apagões que atingiram várias cidades do Estado.
O representante institucional da presidência da CEAL, Ariovaldo Stelle explicou que o apagão que ocorreu nas cidades de Maceió, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, Satuba, foi um problema isolado na subestação do bairro Tabuleiro dos Martins, porém ele reconhece que em alguns municípios a energia não tem boa qualidade. “Estamos analisando as ocorrências e estudando o sistema elétrico para que possamos melhorar na eficiência. O maior desafio de quem trabalha no setor é atuação. Mais de 30 municípios estão com energia de péssima qualidade, mas as informações nós já temos e, agora, estamos buscando um fluxo de caixa adequado para investimentos necessários e evitar apagões. Até 2014 há uma previsão de quase RS 1 bi para a construção de novas subestações”, frisou Stelle.
“Estamos buscando respostas para essas constantes quedas e mais qualidade de energia, por isso queremos as mesmas condições que foram dadas para a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e evitar prejuízos no comércio e problemas em equipamentos da população”, ressaltou o presidente da AMA, Luciano Barbosa. Os prefeitos aproveitaram o momento e pediram mais atenção na manutenção dos equipamentos.
“Ficamos mais de 24h sem energia, os comerciantes perderam alimentos, aparelhos eletrônicos e, por ser uma cidade turística, os restaurantes e bares pararam, causando transtornos aos turistas. Minha maior preocupação é agora no período carnavalesco”, acrescentou o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus.
Segundo o assistente da diretoria de operação, Fernando Amaral os isoladores antigos, que servem para suportar a rede e isolar evitando curto-circuito, da Região Agreste e Baixo São Francisco já foram trocados por isoladores de silicone, bem como os transformadores. “Já foi feito aterramento de serviço para substituir os isoladores, estamos mudando os transformadores para prover toda a linha de transmissão dando melhoramento e continuidade da energia”, explicou Amaral. Ele disse que atualmente, são 50 km de linha de transmissão. Ao longo dessa linha, são dezenas de isoladores, já foram recuperados 31km de linha, a previsão é recuperar toda a linha até 2014.
Os representantes da CEAL garantiram que a companhia vai solucionar os casos específicos de cada cidade e que com os recursos do governo federal, recursos próprios e financiamento de investidores todo o Estado terá eficiência e qualidade na energia elétrica. Em relação ao período carnavalesco, ficou combinado uma nova reunião para os municípios que têm grande movimentação durante o carnaval.
Fonte: aquiacontece
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.