====================================================================================================================

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Renan compara Ciro a Heloísa Helena e diz que ele padece de "tensão pré-eleitoral"

GABRIELA GUERREIRO

Irritado com críticas do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) à cúpula do PMDB, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse nesta quinta-feira que a candidatura do parlamentar ao Palácio do Planalto lembra a da ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), que nas eleições de 2006 terminou com pouco mais de 6% dos votos na disputa à Presidência da República.

"A candidatura do Ciro Gomes parece demais a candidatura da senadora Heloísa Helena, na eleição passada. Durante a campanha, ela tinha 11%, 10%. Depois, acabou com 6% dos votos. Acho que isso tem deixado o Ciro Gomes em um estado de nervosismo permanente. Só vejo isso para explicar todos os dias as suas desencontradas declarações", afirmou.

Renan disse acreditar que Ciro, assim como outros políticos, "padeça da TPE": tensão pré-eleitoral. "Ele está cada vez mais preocupado com essa candidatura", afirmou.

Ontem, Ciro disse que, como um candidato "independente", pode adotar postura mais agressiva na disputa que os seus adversários. Ao comparar a relação do PT e do PSDB com os peemedebistas, Ciro disse que tem autonomia para criticar o PMDB, ao contrário do que podem fazer os pré-candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

"Eu posso falar coisas que o PT, pela qualidade das alianças que formou, não pode mais falar. Eu não tenho que fazer homenagem ao [ex-governador Orestes] Quércia, como o Serra, nem ao Michel Temer ou ao Renan [Calheiros] como a Dilma tem que fazer", afirmou.

As declarações do pré-candidato irritaram a cúpula do PMDB, que decidiu reagir por meio do discurso de Renan. O comando do PMDB já selou um pré-acordo com o PT para integrar a chapa de Dilma ao Palácio do Planalto. O presidente da legenda, Michel Temer (PMDB-SP), vai ser indicado pela cúpula da legenda para disputar a vice-presidência na chapa de Dilma.

Críticas

Conhecido pelo estilo direto e, em muitas vezes, agressivo, Ciro também disparou ataques nos últimos dias ao ex-ministro José Dirceu. Ciro acusou o ex-ministro, que voltou a integrar o Diretório Nacional do PT, de promover "um golpe" nas articulações para o PT fechar alianças nos Estados e as especulações sobre a possível candidatura do deputado ao governo de São Paulo. Apesar da crítica, o deputado disse que tem apreço por Dirceu a quem considera um amigo

"O Dirceu deveria assumir um certo recato. A conduta atual dele é golpista. E eu sou amigo dele, sou mais franco com meus amigos do que com meus inimigos. Ele não tem coragem de me pedir para retirar a candidatura, até porque eu mando ele pastar na mesma hora", afirmou.

Dirceu afirmou, em seu blog, que o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, "sabe que ele e seus companheiros socialistas não deixarão de ter no PT um aliado já no primeiro turno, caso apoiem a candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em praticamente todo o país".

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS