====================================================================================================================

terça-feira, 20 de abril de 2010

Santana do Ipanema recebe base do Samu nesta quarta-feira

Divulgação - Serviços da Samu agora serão reforçados na região Ação consolida o planejamento do Governo, que pretende implantar o Samu em áreas estratégicas de Alagoas. Governador Teotonio Vilela e secretário Herbert Motta confirmaram presença

Arnaldo Santtos

Seguindo o cronograma do Plano Estadual de Regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), aprovado pelo Ministério da Saúde (MS) este ano, o governo de Alagoas inaugura nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, no município de Santana do Ipanema, mais uma base 192 destinada à região. Na ocasião, serão entregues ambulâncias cidadãs para os municípios de Santana do Mundaú e Olivença.
O novo serviço, que consolida a estratégia do Governo de implantar o Samu a cada raio de 30km, também beneficiará outras cidades no entorno de Santana que passará a ser, juntamente com Pão de Açúcar, referência nesse tipo de atendimento.
A solenidade de inauguração contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho; do secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta; e da prefeita de Santa do Ipanema, Renilde Bulhões. O Samu de Santana do Ipanema será regulado pela Central Arapiraca e terá uma equipe com técnicos de enfermagem e condutores socorristas 24 horas por dia.
As bases regionalizadas fazem parte da estratégia do governo de Alagoas e do Minstério da Saúde para ampliar o atendimento pré-hospitalar de urgência em todo o território alagoano. De acordo com o secretário Herbert Motta, o empenho do governo de Alagoas, juntamente com os gestores municipais, é para garantir condições de trabalho, com investimento na saúde para melhorar os serviços e ampliar as ações.
“Até o final deste ano, será executada a etapa final do plano, assegurando 23 bases do Samu, que passará a ter 36 em todo o Estado. Com isso, o tempo resposta será reduzido entre 20 e 30 minutos e o serviço estará disponível a cada raio de 30 km”, destacou.
Ainda de acordo com Motta, o Samu de Alagoas está em plena expansão. Atualmente são duas centrais, sendo uma Maceió que regula os municípios de Viçosa, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Porto Calvo e a de Arapiraca, que regula Pão de Açúcar, Palmeira dos índios e Penedo e vai regular também, a base regionalizada de Santana do Ipanema.

crédito foto - Olival Santos De acordo com o diretor de Atenção Pré-hospitar da Sesau, Iracildo Camelo, a base do Samu em Santana do Ipanema vai atende aos municípios de Poço das Trincheiras, Carneiros, Olho D'água das Flores, Olivença, Dois Riachos, Senador Rui Palmeira, Ouro Branco e Maravilha.

Fonte: agenciaalagoas.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS