====================================================================================================================

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Branquinha – AL: "Não tenho mais cidade", diz prefeita de município devastado

Renata MoraesSem nenhum prédio público de pé, Branquinha (AL) já planeja mudar de local

Entre as 26 cidades afetadas pelas enchentes em Alagoas, Branquinha, a 62 km de Maceió, apresenta um cenário de destruição bastante desolador. Com 12 mil habitantes, o município viu todos os seus prédios públicos e comércio serem inundados pelo rio Mundaú na última sexta-feira (19). Nas conversas informais pelas ruas, ouve-se constantemente a expressão de que o município praticamente "sumiu do mapa".Branquinha

Se não bastassem os seis mortos, os 50 desaparecidos, os 4.300 desabrigados e as 800 casas destruídas ou danificadas, a população está sem energia elétrica e sem água potável há mais de 100 horas. Enquanto a maioria das outras cidades já pensa na reconstrução das casas, Branquinha, às margens do rio, pensa para onde vai.

A prefeita Renata Moraes reconhece que a destruição foi total e quer descartar a hipótese de uma reconstrução no mesmo local da tragédia. “Eu não tenho mais cidade. Ela foi devastada, se acabou. Branquinha como conhecemos é passado”, declarou.

Branquinha2 A prefeita se refere especificamente à parte baixa, onde está o centro da cidade e existiam comércio, escolas, delegacia, posto de saúde, administração e todos os demais serviços básicos do município. “Não cometeremos o mesmo erro do passado. Com a ajuda do governo do Estado e federal, tenho fé que construiremos uma nova Branquinha na parte mais alta da região”, disse ela, ao lembrar da maior enchente que até então se tinha notícia na cidade em 1969.

Leia aqui a matéria completa do UOU notícias e assista o vídeo sobre o caos em Branquinha – AL provocado pela enchente

Fonte: UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS