====================================================================================================================

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Uma em cada cinco mulheres já abortou no Brasil

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) chegaram à conclusão de que 5,3 milhões de mulheres, cerca de uma em cada cinco, já fizeram aborto no Brasil. Metade delas usou medicamentos e precisou ser internada.
O levantamento, financiado pelo Fundo Nacional de Saúde e feito em parceria com o Instituto de Bioética, também apontou que a maioria das mulheres é casada, tem filhos, e é religiosa. Elas pertencem a todas as classes sociais. Foram entrevistadas 2.002 mulheres de 18 a 39 anos, 15% das quais já fizeram pelo menos um aborto.
O Código Penal prevê prisão de um a três anos para a gestante que provocar o fim da gravidez e de uma quatro para quem fizer o procedimento, legalizado apenas em casos de estupro ou quando representa risco. O professor Marcelo Medeiros, do Departamento de Sociologia da UnB e um dos autores da pesquisa, questiona se o governo pretende realmente deter 5,3 milhões de mulheres.
Uma pesquisa do InCor (Instituto do Coração), da USP, já havia revelado que a cirurgia mais realizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é a curetagem após o aborto. Foram 3,1 milhões de procedimentos entre 1995 e 2007.

Fonte: band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS