Depois de anos aguardando a chegada tão esperada e necessária de um veículo para agilizar os complexos trabalhos relativos à função de Conselheiro Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, finalmente o CT de Carneiros deverá receber muito em breve um veículo Fiat Uno zero km.
Nós, Edson Marques, Manoel Vieira, Luciene Silva, Maria Edilene e Francisco Domingos, primeiros Conselheiros Tutelares a compor o CT de Carneiros, insistentemente buscamos desde o início a concretização por esta doação, pois sabíamos que só assim poderíamos atuar melhor em defesa da criança e do adolescente do Município de Carneiros.
Neste sentido, entre outras ações, enviamos diversos relatórios as Instituições Superiores voltadas à crianças e adolescentes explicando da necessidade de termos um transporte próprio para o desempenho de nossas funções e, em resposta, sempre recebíamos (muitas vezes por telefone, muitas vezes pessoalmente) a informação de que mais cedo ou mais tarde seríamos contemplados com esse veículo, que não veio em nossa gestão - é verdade -, porém até hoje somos citados por termos sido os primeiros a insistir na aquisição do veículo. Certamente, as nossas solicitações foram, se não atendidas em um primeiro momento, aceitas e percebidas como coerentes pelas Instituições Superiores.
A chegado desse veículo é uma conquista de todos, Conselheiros atuais e Ex-conselheiros Tutelares de Carneiros.
Abaixo, leia na íntegra a matéria sobre a doação de veículos para os Conselhos Tutelares de toda Alagoas:
Conselhos tutelares alagoanos ganham 102 veículos
Ação de cidadania muda a realidade dos conselhos tutelares
Fonte:agenciaalagoas.al.gov.br
O governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, entrega nesta quinta-feira, 23, a partir das 10h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, 102 veículos Fiat Uno, zero km, aos conselhos tutelares dos 102 municípios alagoanos.
A solenidade de entrega das chaves, que contará com a presença do governador em exercício, José Wanderley Neto, e da secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Marluce Caldas, será realizada no auditório do Teatro Gustavo Leite.
Os automóveis, plotados e prontos para o trabalho, serão repassados aos presidentes dos conselhos tutelares que assinaram um termo de cessão junto aos prefeitos de cada município. Durante a solenidade, todos os automóveis estarão expostos no estacionamento do Centro Cultural de Exposições.
Conforme explica a secretária Marluce Caldas, a aquisição destes veículos fortalece e amplia o atendimento prestado pelos conselhos tutelares em todos os municípios. “O governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, fornece equipamentos para que os conselheiros possam exercer com maior eficiência e efetividades as suas ações em defesa dos direitos da criança e do adolescente”, declarou a secretária.
Na avaliação do presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares do Estado de Alagoas, José Edmilson de Souza, a iniciativa do Governo faz de Alagoas exemplo para o Brasil. “O Estado transforma um sonho antigo na mais pura realidade”, declarou.
De acordo com José Edmilson, sem veículos para se deslocar, os conselheiros tinham dificuldade de participar das plenárias de capacitação e perdiam um tempo essencial na resolução de casos, entre outros entraves causados pela dificuldade de locomoção.
Com os 102 automóveis, as ações serão realizadas de uma forma mais eficaz e dinâmica na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes alagoanos, dinamizando as ações dos Conselhos Tutelares dentro do que disserta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os veículos serão utilizados para realizar acompanhamentos e encaminhamentos nas áreas rurais e urbanas; neste sentido a frota vai fortalecer a rede de atendimentos dos conselhos nos municípios alagoanos. Os automóveis foram adquiridos através de recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação a Pobreza (Fecoep), no valor estimado de R$ 2,7 milhões.
“A chegada destes veículos gera muita expectativa e alegrias”, concluiu José Edmilson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.