RIC é uma cartão que vai substituir o RG na identificação dos brasileiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia foram os primeiros a receberem seus RICs (Registro de Identidade Civil), um cartão com chip que irá substituir o RG como o principal documento de identificação dos brasileiros. Os cartões foram entregues a eles nesta quinta-feira (30), durante a cerimônia de lançamento do RIC, pelas mãos do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski.
O novo documento conta com uma série de mecanismos de segurança, além de um chip para armazenar dados como sexo e origem do indivíduo, data de nascimento, assinatura, impressões digitais, entre outros. O chip do RIC ainda trará dados de outros documentos nacionais, como o CPF e título de eleitor, por exemplo.
Um documento no nome do vice-presidente da República, José Alencar, também foi emitido pelo Ministério da Justiça, como homenagem ao político que, segundo o ministro Luiz Paulo Barreto, foi “um dos grandes incentivadores do projeto”. Alencar está internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, onde trata de um câncer.
Segundo Barreto, o novo RG será um dos “mais modernos documentos de identificação do mundo”. Ele conta que, todos os atuais documentos permanecem válidos e que a substituição será gradual.
- É um documento principalmente prático, que permitirá ao brasileiro unir a identidade, junto com o título de eleitor, certificado de reservista e, no futuro, servir como documento único que pode até ser utilizado em transações bancárias.
Já em 2011, o ministério espera emitir 2 milhões de documentos, a começar por Brasília e pelos Estados da Bahia e do Rio de Janeiro.
- Espero que já em 2011 haja adesão de todos os Estados da Federação. Os Estados vão manter sua autonomia na emissão do documento, mas esse será um documento de formato nacional com uma base de identificação também nacional, que não permite que uma pessoa tire dois documentos em seu nome.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.