====================================================================================================================

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Brasil está entre os 10 países onde mais se morre com chuva

O Brasil é o sétimo país do mundo que mais registrou mortes por conta de enchentes em 2010, de acordo com dados das Nações Unidas divulgados nesta segunda-feira (24). Segundo o levantamento internacional, o Brasil teve 343 mortos em razão das chuvas no ano que passou e em situação pior aparecem apenas Paquistão, China, Índia e Colômbia.

O relatório foi elaborado pelo Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Desastres da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. A entidade mantém um extenso banco de dados sobre desastres no mundo com o respaldo da agência da ONU responsável por redução de riscos de desastres.

Em 2010, o Brasil sofreu com várias tragédias de grande proporção provocadas por enchentes e deslizamento de terra em áreas de encosta. Um dos locais afetados foi Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde o número de mortos passou de cinquenta no início daquele ano. As enchentes também afetaram o Nordeste, principalmente os Estados de Alagoas e Pernambuco no mês de junho. Santa Catarina também sofreu com os temporais em abril e mais de 31 municípios do Estado foram prejudicados.

Em 2011, os números do Brasil certamente serão muito maiores. Apenas na tragédia deste mês no Rio de Janeiro já foram contabilizados mais de 800 mortos.

Brasil e Colômbia são os únicos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que estão entre as dez nações com mais mortes em enchentes. Completam a lista dos dez Indonesia, Quênia e Tailândia. O Paquistão foi o que mais registrou mortes por esta causa no ano: mais de duas mil vítimas fatais.

Margareta Wahlström, subsecretária-geral da ONU para a Redução de Riscos de Desastres, já havia criticado o Brasil em entrevista à BBC Brasil logo que as chuvas atingiram a região serrana do Rio de Janeiro este ano. A falta de planos de ação em situações de emergência aumenta o índice de mortes por aqui, diz. Coisa que não acontece em países como a Austrália, também afetada por tempestades no mesmo período.

À Terra Magazine, o ex-diretor de pesquisas do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Sérgio Baptista de Araújo, resumiu às críticas. "Um país que tem recursos como o Brasil não pode ter um perfil de mortalidade equivalente ao da Índia ou de Bangladesh".

Desastres no mundo

Durante o ano passado, foram quase 300 mil mortos no mundo todo por desastres naturais, segundo os dados do levantamento. Isso significou um custo de US$ 110 bilhões em reconstrução.

O terremoto do Haiti foi o evento que mais provocou mortes: mais de 222 mil pessoas perderam a vida no tremor que aconteceu em janeiro. O calor extremo no verão da Rússia também registrou um alto número de mortos: 56 mil.

Fonte: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS