“A sociedade deve participar da mobilização, no entanto caberá aos gestores estaduais e municipais articular todos os segmentos possíveis da população”
Em entrevista na manhã de hoje (24) no Bom Dia da TV Gazeta, o secretário da Saúde, Alexandre Toledo, disse que “o envolvimento de todos os alagoanos” é a melhor estratégia para afastar a ameaça de uma epidemia de dengue em Alagoas. “A sociedade deve participar da mobilização, no entanto caberá aos gestores estaduais e municipais articular todos os segmentos possíveis da população” explicou aos jornalistas, Gilvan Ferreira e Michele Garzieira.
Para Toledo, que na semana passada esteve com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, essa também teria sido a orientação do Ministério da Saúde (MS). “É uma situação que preocupa a todos. O Ministério fez um alerta para despertar a sociedade, visto que, 16 estados estão com risco de epidemia de dengue” disse.
E orientou: “O governo deve investir nas ações preventivas, melhor coleta de lixo e descartar de forma adequada recipientes que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito, mas vale lembrar que o foco deve ser a dengue”.
Sobre o Hospital Geral, Toledo, foi enfático: “Quando tivermos uma boa cobertura na atenção básica, certamente à demanda e o número de atendimentos naquela unidade será reduzida pela metade. Grande parte dos casos que chegam ali poderiam ser resolvidos nos Postos de Saúde”.
Outros temas como cobertura vacinal, tratamento de dependentes químicos, casa de acolhimento e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e concurso público. Sobre este último, o secretário defendeu que “no momento nossa atenção e prioridade será para o servidor do quadro; queremos avançar com melhorias para estes profissionais; já o concurso vai depender do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal” finalizou acrescentando que é favorável ao concurso num segundo momento.
Fonte: saude.al.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.