Animais foram entregues nesta sexta-feira para 50 famílias dos dois municípios, que também vão receber assistência técnica
O agricultor José Ferreira de Lima, do Sítio Agristin, em Olivença, vai ter mais uma tarefa em sua propriedade a partir desta sexta-feira (25): cuidar das sete ovelhas que recebeu, por meio de um contrato de empréstimo, do Programa Alagoas Mais Ovinos.
Ele foi até o Centro da cidade de carro-de-boi e levou o filho e o neto, dois meninos que têm quase a mesma idade, para receber os animais. Além dele, outras 24 famílias do município foram selecionadas pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura e pela prefeitura para fazer parte do programa, que em todo o Estado está entregando mais de 5 mil animais.
O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da ovinocultura, por meio do repasse de ovelhas de alta qualidade genética e reprodutores P.O. (puros de origem), registrados numa associação nacional, aliado ao acompanhamento técnico e orientações sobre manejo e nutrição animal.
O Programa Alagoas Mais Ovinos faz parte das ações do APL e tem a parceria do governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), com apoio da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal).
Segundo o secretário adjunto de Estado da Agricultura, José Marinho, que participou da entrega dos animais em Palestina e Olivença, o programa atende a uma vocação dos agricultores sertanejos, que é criar ovinos e caprinos. “O governador Teotonio Vilela, em atendimento às necessidades da agricultura familiar, definiu algumas prioridades para o Sertão, e entre elas está o fortalecimento da ovinocaprinocultura e da pecuária de leite”, disse.
“Essa região também está sendo beneficiada com a implantação de bancos comunitários de sementes, priorizando as sementes crioulas, e com os bancos comunitários de ferramentas, onde os agricultores poderão retirar essas ferramentas emprestadas para trabalhar em sua plantação e também no beneficiamento de grãos”, frisou o secretário.
Em Palestina, na Praça José Thomáz Nonô, onde as ovelhas foram entregues, o vice-prefeito Nah Ferrari falou da parceria entre prefeitura e governo do Estado, que vai além da agricultura.
Lá, boa parte dos beneficiados pelo Alagoas Mais Ovinos eram mulheres, entre elas Genilda Cordeiro, que recebeu o primeiro lote sorteado de sete ovelhas. “Eu já criei ovelhas antes, por isso já tenho experiência”, disse, enquanto segurava pelas cordas as sete ovelhas, que tentavam escapar da sua nova dona.
Em Olivença, o prefeito Jorginaldo Vieira destacou outras ações destinadas pelo governo do Estado para a área da agricultura. “O município também vai receber um módulo do Programa Alagoas Mais Leite, que inclui um tanque de resfriamento de leite, 20 máquinas forrageiras e outros equipamentos, para um grupo de 20 produtores”, enumerou.
Nos dois municípios, o diretor da Seagri Manoel Sampaio explicou aos agricultores beneficiados que o repasse dos animais ocorre por meio de um contrato de empréstimo. Desse modo, todos eles assinaram um documento, no qual também se comprometem a devolver dois animais fêmeas por ano, após um período de carência de dois anos, até o total de sete animais num período de cinco anos – no quinto ano devem devolver três animais.
“Esses animais que eles recebem agora só serão deles após esse período de cinco anos. Na devolução, eles entregam para o Estado as crias desses animais, que serão usadas para inclusão de outras famílias no programa”, destacou Manoel Sampaio.
A entrega também foi acompanhada por técnicos da Seagri, secretários municipais, vereadores e lideranças locais. Os próximos municípios beneficiados serão Pão de Açúcar e Santana do Ipanema. A entrega deverá ocorrer no dia 3 de março.
Fonte: Agência Alagoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.