====================================================================================================================

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Valdemar Rodrigues Gaia

Edson Rodrigues Agra Marques
Na história política de Carneiros - AL o Senhor Valdemar Rodrigues Gaia, nascido no dia nove do mês de setembro do ano de 1926, foi incontestavelmente um dos prefeitos mais populares do município de Carneiros – AL e, ao mesmo tempo, um dos que mais sofreu junto com a população, haja vista os escassos recursos disponíveis que o Governo tinha na época, bem como o histórico fenômeno que ficou conhecido como “A seca de Setenta”.
Foi um homem sério e honrado. Igualmente a outros homens de outras épocas onde bastava a palavra sem ser necessário papel, cartório e etc., sua palavra tinha valor, peso.
Muito antes do seu ingresso na política ele era um homem bem sucedido financeiramente: dono de terras e gados, casas e armazéns. Era um homem respeitado e respeitador.
Segundo Prefeito eleito, o Senhor Valdemar Rodrigues Gaia assumiu a Prefeitura municipal de Carneiros – AL entre os anos de 1968 a 1972. Era um dos homens mais influentes do Município. Na contramão da realidade de muitos dos políticos dos tempos atuais, quando concluiu o mandato de Prefeito o Senhor Valdemar Rodrigues Gaia, em virtude de seu estado financeiro foi morar em uma casa alugada, pois todos os bens que ele tinha deixou de tê-los em conseqüência da política.
Como sempre foi um homem trabalhador (começou trabalhar cedo ajudando o seu Pai nos afazeres do campo) teve forças e conseguiu se reerguer economicamente.
Em virtude do trabalho e conforme a cultura “atrasada” do interior das Cidades daquela época, na qual os pais entendiam que melhor seria ter os seus filhos na roça do que segurando um lápis e um caderno, o senhor Valdemar Rodrigues Gaia, não diferente a esta cultura, não teve oportunidade de ter uma boa formação escolar. Contudo, era um verdadeiro mestre em saber falar através de suas ações e atitudes. A sua generosidade, o seu caráter, sua personalidade forte e a sua honestidade para com todos eram facilmente notáveis. Era também carinhosamente conhecido por “Pai Véi” (pai velho) ou simplesmente “Seu Valdemar”.
Foi prefeito numa época extremamente difícil, provavelmente o período mais doloroso pela qual a classe menos favorecida de Carneiros já passou até hoje, a década de 70. Esta foi a década onde na região a seca se fazia presente por toda parte dos quatro cantos de todo o município, dizimando impiedosamente a população mais carente.
Nesta época, conforme depoimentos dos habitantes mais antigos ocorreu que ele, num puro ato de caridade, ajudou a amenizar o sofrimento de parte da população, pois o povo estava passando fome e morrendo de sede, sobrevivendo a uma situação de total calamidade.
Nesta época, era praticamente impossível de se governar. Não havia os programas sociais dos quais existem hoje, significando dizer que quando o povo não era beneficiado direta ou indiretamente pelos escassos recursos dos quais a prefeitura tinha a seu dispor, praticamente ficavam sem nenhuma assistência, restando-lhes poucas opções, sendo as principais mendigar de porta em porta em busca de comida e água ou abandonar a Cidade para aventurar-se em outra região do País.
A viúva do senhor Valdemar Rodrigues Gaia, senhora Odete Novais Agra, bem como outros habitantes mais antigos do Município, relata um fato da época onde a população carente de Carneiros, com muita fome e sedentos - para manterem-se vivos - tentaram saquear alguns estabelecimentos comerciais da Cidade. Entretanto, os comerciantes não queriam ficar no prejuízo perdendo as suas mercadorias e, sendo assim, impediram de ser saqueada pela população carente, população esta que já não tinha mais como evitar tal ação tendo em vista a crítica situação de miséria pela qual passava.
Nesta época o Senhor Valdemar Rodrigues Gaia, como era Prefeito e comerciante da cidade de Carneiros e de outras cidades da região, tinha um armazém na Cidade repleto de mercadorias (grãos de feijão milho, farinho de mandioca, caroços de algodão e algodão). O povo, então, ameaçou arrombar as portas deste armazém, foi quando ele apresentou-se diante de um aglomerado de homens, mulheres, idosos e crianças e, em voz alta, disse que não precisariam fazer aquilo, pois ele mesmo abriria as portas para que o povo saciasse a fome. E assim ele fez. Isso é fato e aconteceu na época da seca, quando Valdemar Rodrigues Gaia foi prefeito do município de Carneiros - AL.
Bem mais tarde, já no ano de 1993, o Senhor Valdemar Rodrigues Gaia democraticamente retornou ao cenário da política de Carneiros tendo sido eleito Vice-Prefeito do jovem Prefeito Senhor Valmir da Silva Melo.
Esta união, que teve uma votação expressiva e cujo grupo teve o nome de “Juventude com o Povo”, foi organizada e apoiada pelo então Prefeito Geraldo Novais Agra.
Em 27 de dezembro do ano de 1989, o Senhor Ex-Prefeito Cícero Vieira de Melo, entrevistou o Senhor Valdemar Rodrigues Gaia em Carneiros - AL, na Rua Adão Vieira (nome do Pai do entrevistador), no centro da Cidade, mais especificadamente no meio da rua, de frente a antiga Telasa. Assista:


Assim como é do ciclo natural de vida de cada um de todos os seres humanos, no ano de 2006, no mês de julho, no dia 1º, veio a óbito senhor Valdemar Rodrigues Gaia.
Sua vida, sempre pautada pelo trabalho, honestidade e generosidade, fica definitivamente para sempre registrada com louvor na história do município de Carneiros - AL.

4 comentários:

  1. Com relação a Seu Valdemar eu sempre confieu e sempre coloquei a minha mão no fogo... e ele ñunca me decepcionou. Precisei dele e fui ajudada. Foi um político que hoje em dia não se vê mais. Deu a sua vida por Carneiros e por sua família. Está matéria não só é verdadeira como também é emocionante.

    ResponderExcluir
  2. eu conhecia valdema era meu padrinho eu gostava muito dele meus avos tambem gostava muito dele heliodoro meus pais tambem gostava muito dele cicero belo e eulina eu gostava muito do meu padrinho valdema como politico um homem horado como pessoa muito mais hoje eu moro em santos aos 30anos mais nunca esqueçi meu padrinho que tanto ajundo meus pais e meus avos um abraço a todos carnerense

    ResponderExcluir
  3. um abraço a voçe edson e a todos os carnerese todos meus parentes sao da ai manda noticia pelo meu email maxdelsantoss@hotmail.com meus primos todos mora ai eu sou filho de cicero belo neto de heliodoro

    ResponderExcluir

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS