====================================================================================================================

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Prefeito Cícero Maciel Barbosa

Cícero Maciel Barbosa - Ex-prefeito de Carneiros - AL

Injustiça política ou mero acaso do esquecimento humano?

Edson R. A. Marques

Embora poucas sejam as pessoas que façam comentários (bons ou ruins) a respeito do ex-prefeito de Carneiros - AL, Sr. Cícero Maciel Barbosa (provavelmente por falta de conhecimento sobre este), é fato verídico que esta personalidade foi uma figura que somou de forma positiva para o desenvolvimento da Cidade.

Inteligente, estrategista e com formação acadêmica, segundo falam, o Sr. Cícero Maciel Barbosa assegurou a cadeira de Prefeito, em 01/01/1983, de forma que provocou revolta em seus opositores visto que, conforme comentam houve um jogo muito pesado no processo eleitoral daquela época, incluindo traições das mais variadas. Entretanto, isso é fato corriqueiro em praticamente todos os lugares até os dias de hoje e, verdade ou mentira sobre isto, se faz necessário entender que este episódio por si só não é capaz de apagar toda uma administração. Ela foi real.

Único Prefeito de Carneiros a ter uma formação superior, o Sr. Cícero Maciel foi também o único a não quere (ou não ter espaço) envolvimento político quando deixou a Prefeitura Municipal de Carneiros em 31/12/1988.

Em conversa informal com um dos funcionários mais antigos da Prefeitura de Carneiros, o Blog CNC ouviu deste [preservamos sua identificação uma vez que não solicitamos autorização para citar o seu nome] que o Sr. Cícero Maciel Barbosa foi um dos políticos da história de Carneiros mais atuante e que melhor soube exercer o cargo de Prefeito, pois em poucos anos de governo trouxe desenvolvimento à Cidade; deu aumento de salário aos servidores de 200%; implantou programas de distribuição de alimentos às famílias carentes; abriu várias ruas da Cidade cauçando-as afim de promover um melhor tráfego e, consequentemente, proporcionar uma melhor urbanização e higiene na a zona urbana da Cidade; investiu na assistência social (na época, nome muito pouco conhecido até mesmo no Estado de Alagoas), etc.

Observava-se, ainda, que o Ex-prefeito Cícero Maciel não costumava atender os munícepes fora do prédio da prefeitura e, para tanto, era pontual nos horários em seu gabinete, pois era lá que atendia a todos.

Outro fato assistido nos dias de hoje e que não se deve ser visto com normalidade é a ocorrência de não haver, se quer, uma travessa na Cidade com o nome do Prefeito Cícero Maciel Barbosa, o que seria uma forma mínima de homenagear esta personalidade histórica do Município.

9 comentários:

  1. Edson, cada vez que acesso o seu blog, há algo de muito interessante, pra não dizer de fundamentos que só a história e a memória de alguns a comprovam, no qual esta última manchete sobre o ex-prefeito Cicero Maciel. Este notório homem da lei que por pouco tempo soube governar uma cidade que possui seu desenvolvimento de IDH não muito significativo (sabemos dos entraves aue existe na politica, que infelizmente as coisas só saem através dela)e o desenvolvimento socio-politico e cultural não existe, portanto não há progresso sem este tripé.è o caso de Carneiros, este que só cresce em infraestrutura, é fato. Porem, voltando ao Dr Cicero (era assim, e continua sendo chamado por alguns, principlamente quem acompanhou-o na sua campanha, na época), realmente, ele comunicava que caso ganhasse a eleição, como prefeito atenderia o povo na Prefeitura, pois é lá que é a casa do povo, e que um prefeito deve cumprir seu horário,já que é também um funcionário, e deve exercer seu papel, e acrescentava:Direitos e devres ~sao iguais, sem distenção.Mas, sabemos que nem todos agradam a todos. è a lei da antipatia, ou é a política da má vizinhança? Já que nem toda a lei agrada a todos? Não vamos discorrer, até porque não estamos estudando as varias manifestações do ser humano, inclusive dos nossos conterrâneos, apenas estamos relatando uma postura de uma ex-autoridade do nosso humilde municipio, que infelizmente nenhum aprendeu o legado que ele deixou, mesmo que não tenha registrado na história, mas existe no maior livro e mais sábio do ser humano, a memória e a lembrança. Isto é o nosso referencial e diferencial. Parabens Dr. Cicero pelo avanço social que temos atualmente.
    Maria Jose (Galega)

    ResponderExcluir
  2. daqui a pouco vão falar que o ex prefeito cicero maciel era santo gente este homem foi o pior prefeito qa cqrneiros pod ter, um arrogante e espertalhão q se aproveitou da ignorancia do pobre povo de carneiros para enrriquecer ilicitamente e nada mais já vi q tem gosto pra tudo

    ResponderExcluir
  3. Engraçado vcs de Carneiros, ficam se preocupando com Sen. Rui Palmeira. Porque vcs não se preocupam com a sucessão de prefeito, ou será q vcs tem tanto saco para aturar essa familia ai a vida inteira? Deus me livre, povo acomodado, por isso q eles se acham o ó do borogodó, não tem homem ou mulher aí capaz de conduzir essa cidade não, será q tem q ser de senador. Inovem, ousem, saiam da mesmice...

    ResponderExcluir
  4. Gente, o povo não quer saber dos politicos passados, eles têm memória curta. Olhe, aqui as pessoas são amigas do poder, vivem balançando o atual pra ver se consegue alguma coisa, não se i como os politicos a guentam viver sem privacidade...

    ...Rita

    ResponderExcluir
  5. Falando em espertalões e arrogantes, que roubou muito. É até interessante saber que tem alquem que acredita que os prefeitos daquela época roubavam tanto, até porque não havia tantos programas de fachadas que há hoje. Procure a Lei Orçamentária do municipio e faça a comparação com as dos anos 80. E veja se realmente podemos jogar tanta pedra neles. Concordo com a internauta em falar sobre a postura de Cicero Maciel. Até porque ele não é burro, como todos os outros não são, mas em comportamento como um homem de bem . isso sim ele foi exemplo.E sobre o anônimo concordo mais ainda.Quando é que o povo carneirense vai saber votar? AGRA, já deve ser passado, afinal nem na história deve ficar, é muita sujeira,vai poluir as folhas de quem escrever a historia politica de Carneiros.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao povo carneirense!! Que prazer abrir uma página dessa e perceber que as pessoas estão crescendo,mudando,comentando, questionando, conseguindo enxergar uma cidade melhor, sem essa nojeira que se tornou a política atual. É isso ai minha gente! É hora de darmo-nos as mãos e construir uma nova história!!!

    ResponderExcluir
  7. só os incompetentes falam que o ex-prefeito
    cicero maciel foi um bom gestor, aonde?
    todos nós lembramos do descaso com a saúde
    não existia socorro, as pessoas morriam sem
    transportes, era uma vergonha pense nisso e me respondam? ok.

    ResponderExcluir
  8. Socorrer uma pessoa não é levar para outra cidade. Socorrer com eficiência é ter esse socorro dentro da cidade. Na época dele existia um médico e um dentista disponível gratuitamente para a população. Porém, naquela época o que as pessoas queriam era viajar para Maceió e não ser atendido com dignidade. A política de hoje e do passado é a troca de favores. O brasileiro e principalmente o alagoano gosta mesmo é dos favores, da vantagem e não de políticas sociais.
    Realmente ele foi o único prefeito com diploma e preparado para exercer o cargo com competência. Ninguém deve lembra qual era o índice de mortalidade infantil quando ele entrou e qual o índice que ele deixou. Ninguém lembra dos aumentos dados para os funcionários. Ninguém lembra a atenção dada para os funcionários. Política social é para todos e não para uma minoria. Quem está falando mal não é capaz de sair do anonimato, porque com certeza são as pessoas que estavam acostumadas as mamatas da prefeitura e teve essas mamatas cortadas por ele. No mandato dele não houve distinção de quem votou ou não nele, todos se beneficiaram. Mas o todo não interessa, o que interessa é o benefício próprio. Para os moradores de Carneiros sugiram que reflitam sobre o passado, pois somente com o histórico do passado é que vocês podem tirar lições para um futuro melhor. Um futuro com políticos preparados para administrar e com vontade de promover o bem geral e não em benefício próprio.

    ResponderExcluir
  9. ESSE BLOGGER É INTERESSANTE POIS DAR AS PESSOAS OPORTUNIDADES DE COMENTAREM ASSUNTOS DA CIDADE ,NO ENTANTO, POLÍTICA É UM TEMA MEIO POLÊMICO,O QUAL PARA ALGUNS O EX PREFEITO É UM ANJO E E PARA OUTROS O DIABO,NESTE CASO, VÃO CONTINUAR DISCUTINDO POR MUITO ANOS E NUNCA TERÁ UMA CONCLUSÃO.
    PARABÉNS EDSON

    ResponderExcluir

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS