====================================================================================================================

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ricardo Nezinho apresentará projeto da RMA à prefeitos do Agreste

Arapiraca Deputado Nezinho, autor da RMA, ressalta o crescimento que ela significa

O deputado estadual Ricardo Nezinho (PT do B), autor do projeto que cria a Região Metropolitana do Arapiraca, disse que já está mantendo contatos com os prefeitos da região para fazer uma apresentação do projeto, que já foi sancionada pelo governador Teotônio Vilela.

ricardonezinho De acordo com o parlamentar, o objetivo do projeto é promover o desenvolvimento sustentável com um crescimento sócio-econômico, capaz de aproximar a cidade de Arapiraca e todas as cidades que passarão a integrar o projeto. De acordo com o deputado, 30% da população brasileira está concentrada nas regiões metropolitanas. “Há uma grande demanda social que faz com que haja uma visão para o futuro”, argumentou Ricardo Nezinho, lembrando que uma região metropolitana induz os municípios a buscarem recursos próprios no Ministério das Cidades, onde terão que elaborar projetos que planejem seus respectivos municípios.
Para Nezinho, o os benefícios alcançados por uma região metropolitana podem ser compartilhados entre as cidades integrantes como, por exemplo, um aterro sanitário, onde os municípios poderão usufruir dos mesmos benefícios com custos bastantes reduzidos. “O próximo passo a ser seguido dentro da criação da Região Metropolitana, será a definição da escolha de quem vai ser o presidente do Conselho da Área Metropolitana”, afirmou o deputado.
Entre outros benefícios, a Região Metropolitana terá acesso as linhas de crédito disponíveis, assim como a possibilidade de implantar um sistema de gestão integrada do transporte urbano o que, além da melhoria da qualidade do serviço, pode diminuir o valor pago pelos passageiros. “A região metropolitana tem inúmeras vantagens. Quando o Governo Federal começa a planejar investimentos no país, primeiramente o foco são as regiões metropolitanas, pois é onde está o maior aglomerado de pessoas, ou seja, onde há maior demanda pública”, ressaltou Ricardo Nezinho.
Fora isso, todos os projetos e ações destinadas à Região acabam sendo geridos por todos os municípios que a formam. Cada Região Metropolitana tem o direito de formar um conselho deliberativo de composição e funções bem definidas. “A Constituição já prevê a formação do conselho deliberativo, que deverá ser instituído através de uma lei complementar”, concluiu.

Fonte: alagoasemtemporeal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS