O dia 22 de setembro poderá se transformar no Dia Sem Carro no Estado de Alagoas. Proposta nesse sentido foi apresentada pelo deputado Judson Cabral (PT). O projeto foi lido no plenário da Assembleia Legislativa esta semana. De acordo com o texto, a adesão por parte dos condutores será voluntária. O objetivo da matéria é seguir iniciativa semelhante à que acontece em outras cidades brasileiras, como São Paulo e Florianópolis.
Na justificativa do projeto, Cabral argumenta que a iniciativa de instituir o Dia Estadual Sem Carro faz parte da mobilidade urbana das cidades em defesa do ser humano. “É visível, hoje, o fato de o trânsito estar sufocado. Então, esse dia servirá de reflexão para todos nós, que teremos a oportunidade de escolher outros meios de transporte, não motorizados, contribuindo para a manutenção do meio ambiente e conscientizando as pessoas quanto ao caos urbano”, declara o petista.
Cabral acrescenta, ainda, que o projeto representa uma preocupação ambiental. Ele lembra que especialistas afirmam que cada carro produz toneladas de gás carbônico, estabelecendo relação direta com o aquecimento global, uma das preocupações dos tempos modernos. “Será o momento para a população fazer uso de outros meios de deslocamento, como a bicicleta ou até mesmo a pé, um metrô de superfície, por exemplo”, explica Judson Cabral.
Mundial
O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, entre os quais se destaca a bicicleta.
Fonte: ale.al.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.