====================================================================================================================

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Grande Festa do Trabalhador em Carneiros: sua origem

Tradicional Evento Festivo que Atrai Pessoas de Toda Região

Maria Luciene S. V. de Almeida e Edson R. A. Marques

Prefeito Geraldo Novais Agra - idealizador da Festa do Trabalhador em Carneiros - AL No ano de 1989, com a posse do Prefeito Geraldo Novais Agra, novas mudanças foram implantadas em sua administração. Neste Governo, pensando em dar ao povo de sua terra melhores condições no Esporte e na Cultura, foi criada a Secretaria Municipal de Esportes e Promoções.

Ainda neste mesmo ano, surgiu a idéia de homenagear todos os trabalhadores carneirenses com a realização de uma festa na Cidade. Este evento deveria ser comemorado durante todo o dia e noite.

Festa do Trabalhador em Carneiros - Pau de Sebo No dia 30 de abril de 1989, um domingo, foi realizado a 1ª Festa do Trabalhador em Carneiros. Até então esta seria a única festa em toda a região que homenageava o trabalhador. Na primeira edição da Festa do Trablhador houve a participação apenas de pessoas da Cidade e algumas poucas pessoas de cidades circunvizinhas.

O evento festivo assim intitulado “Festa do Trabalhador” ocorreu durante todo o dia e, a tarde, foi abrilhantado com diversas modalidades esportivas e culturais tendo, já a noite, atrações musicais em praça pública para todos os que ali se faziam presentes. Em tambores de tonel foi distribuído gratuitamente para todos uma bebida de composição alcoólica que cuja produção artesanal foi batizada por “xerequeté”.

Festa do Trabalhador em Carneiros - Show em praça públicaPróximo do encerramento do evento a homenagem continuou com a entrega de prêmios aos vencedores das diversas modalidades. Por fim, houve baile com banda ao vivo, oferecido aos trabalhadores e ao povo em geral, realizado no Clube principal da Cidade, clube O Esquinão.

Os trabalhadores, muito honrados e surpresos com a justa e merecida homenagem, compareceram em massa ao inédito evento.

O então Prefeito Geraldo Novais Agra, apoiado por instituições Financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e comércio regional e local, pelo sucesso exitoso da 1ª Festa do Trabalhador decidiu que tal evento teria edições anuais, sempre na data de comemoração ao Dia do Trabalhador. Desde então não houve, se quer, um ano que não fosse realizada a Festa do Trabalhador em Carneiros.

Continuadamente, a Festa do Trabalhador cresce em quantidade e qualidade, sendo destacada inicialmente na Região Nordeste e, agora, em todo território Brasileiro.

O trabalhador carneirense tem o seu esforço reconhecido, divulgado e homenageado em todo dia 1º de Maio nesta que inquestionavelmente se tornou a Grande Festa do Trabalhador.

Localizado do alto sertão alagoano, a Cidade de Carneiros é reconhecida com méritos pela homenagem que faz todos os anos para os trabalhadores da cidade e de toda região. Mais que uma homenagem, a Festa do Trabalhador é um reconhecido ato de agradecimento aos trabalhadores pela colaboração que ambos têm dedicado firmemente ao desenvolvimento dessa terra de cujas tradições são centralizadas para o seu povo com sua cultura e suas crenças.

Abaixo, veja fotos históricas da Festa do Trabalhador em Carneiros - AL:

Festa do Trabalhador em Carneiros - maratona masculinaFesta do Trabalhador em Carneiros - corrida de sacoFesta do Trabalhador em Carneiros - corrida de jegue

9 comentários:

  1. Desde então todos vivem ricos felizes e desnvolvidos.

    Luciene e edson faltou dizer isso não esqueçam por favor.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Edson, parabéns pela bela postagem fico encantada quando vejo que na minha terrinha ainda valorizam a cultura e tradição apesas de tantos ignorantes habitarem por estas bandas - digo ignorantes pelo fato de não optar pelo novo, parece que são imutáveis, é claro que a festa é uma tradição, mas não impede que coisas novas sejam acrescentadas à festa para que surja mais ânimo por parte dos visitantes, as pessoas devem estar cansadas de ver a 22 anos as mesmas coisas, eles tem tantas pessoas capazes de ajudar nessa mudança, mas seja o que Deus quiser né? Um dia quem sabe ele aprendam que tradição não deve ser deixada de lado mas deve ser melhorada a cada dia e valorizada por aqueles que a fazem.

    ResponderExcluir
  3. A festa é realmente muito bonita, vou todos os anos mas confesso que não tem muita novidade pra ver durante o dia não, só tem graça mesmo a noite que é algo diferente, pelo dia é chato as vezes, uma coisa sem muita espectativa!

    Espero que mudem isso ne?

    ResponderExcluir
  4. e ooo vida de gado povo marcado povo feliz

    ResponderExcluir
  5. Nós da RCC Pátria Celeste tbm desejamos que o seu BLOG continue "de vento em poupa", trazendo informação e entretenimento para carneirenses e não-carneirenses...

    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  6. Caro Edson, a cada ano a Festa do Trabalhador, em Carneiros, vem atraindo uma grande quantidade de visitantes. Hoje na região, só perde nestes termos para a Festa da Juventude em Santana do Ipanema no mês de julho.

    A única critica que faço fica para as atrações diurnas, que não mudam em absolutamente nada a cada ano. Não que as mesmas não tenham virado tradição, mas, bem que se poderia dar uma reformulada ou incrementar com algumas atividades esportivas e culturais diferentes. Das existentes, apenas habitantes de Carneiros podem participar destas atividades. Daí a grave falta de consciência dos organizadores de não admitir pessoas de outros municípios pudessem participar, quando esta festa torna-se um patrimônio cultural da região sertaneja das Alagoas.

    Por exemplo, poder-se-ia criar nesta data um mecanismo cultural (uma apresentação teatral ou debates nas escolas) para a reflexão do papel do trabalhador nos tempos atuais, como se faz em qualquer lugar do mundo nesta data. Pois o que fica perpetrado no ideológico desta festa é nenhum vínculo reflexivo perante a alma do trabalhador. Podemos admitir que seja uma festa como qualquer outra, numa data diferente. E que serve apenas para inflamar o ego do governante municipal em face da incapacidade de enfrentar diversos problemas do município. Mas quase ninguém dá importância a este fato, parece que muitos preferem se divertir apenas uma noite e depois ter uma vida inteira para ficar reclamando dos males sociais existentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Julinho, graças a Deus alguem conseguiu perceber o que realmente se tornou essa festa.É fato que as atrações diurnas precisam ser melhoradas, todos já reclamam isso, porém não são ouvidos. Quanto a homenagem voltada para o trabalhador essa,sinceramente, é mito.

      Excluir
  7. oi estou aqui para parabenizar essa cidade maravilhosa que é carneiros alagoas que saudades da minha terra esse ano fiquei muito triste,pois não pode ir a festa do trabalhador que é maravilhosa mais via as fotos atraves da internet que fez matar minha saudade e ficar com mais vontade de ir ai esse ano se deus queser estarei ai bjs a todos de um alagoana carneirense que não ve a hora de ir ai matar essa saudade....

    ResponderExcluir
  8. Queridos amigos, é maravilhoso para nossa cidade que esse evento tenha se expandido, isso nos leva a um reconhecimento nacional. No entanto é preciso que os organizadores comecem a perceber a importancia dessa comemoração "DIA DO TRABALHADOR".O que realmente acontece nessa festa voltado para o 'trabalhador' carneirence?!!!

    ResponderExcluir

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS