====================================================================================================================

domingo, 19 de julho de 2009

Adilson Laranjeira: um raro artista carneirense

Edson Rodrigues Agra Marques
Atendendo solicitações de pessoas admiradoras e curiosas em conhecer melhor a obra do pintor Adilson Laranjeira, logo abaixo será disponibilizada mais uma nova galeria de telas desse raro artista carneirense, que cujo seu trabalho artístico está sendo muito bem aceito, admirado e requisitado não somente pelos munícipes de Carneiros, mas, também, por outros munícipes de outras cidades da região.
Lembrando a todos os interessados que, para um contato direto com pintor Adilson Laranjeira, favor ligar para o número (82) 9609-1502.
Veja outra galeria deste Pintor clicando aqui.
II Galeria de Telas do Pintor Adilson Laranjeira
(clique nas imagens para ampliá-las)


























































2 comentários:

  1. Caríssimo Edson, mais uma vez, parabéns pelo trabalho realizado em vosso site. Tens mostrado relevantes manifestações culturais de nosso municipio. Principalmente, exposto aqui os trabalhos do pintor Adilson Laranjeira, uma expressão da alma cultural de Carneiros. Digo isto sim, porque a cultura, principiada pelas mãos dos homens, manisfesta num grau inventivo quando estes retiram inspiração da natureza para relizar suas artes. E, a pessoa do Adílson, um extraordinário pintor, revela na sua simplicidade humana uma inventividade que vem da natureza que o cerca, do espaço e do tempo. O grande penar é que o Adilson nunca foi tão bem valorizado, não que o mesmo não tivesse sido admirado, mas que o nosso municipio tem uma dívida com esta pessoa que somente quer divulgar sua arte. Daí, talvez, inclua-se a falta de uma verdadeira secretaria de cultura em nosso municipio para amparar e fomentar todas as manifestações culturais existentes em nosso munícipio. Isto é, digo em caráter modesto. Mas em termos de valorização cultural, Carneiros está carente, também.

    Um outro fenômeno personalístico cultural de nossa cidade é um garoto prodígio: Manoel, o filho do Ventura. Um gênio do violão. Conheci e convivi com este garoto quando despertava o virtuosismo para o nobre instrumento. Tocava de maneira bem compelxa o instrumento e admirava a todos. Não seria ufanismo da minha parte se este garato chegasse a grandeza de um gênio como Baden Powell, Raphael Rabello ou Canhoto da Paraiba. Hoje não por onde ele anda, exatamente. Mas é verídico que a falta de apoio calou sua arte na poeira do tempo.

    Então, Édson, hoje, fazes uma grande justiça em lembrar de artistas como o Adilson Laranjeira. Sua ação, certamente, tipicamente, faz com que a chama da cultura não se apague em nosso municipio.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. De fato, notoriamente vê-se que o Município (infelizmente mesmo!) não tem dado a sua devida importância à Cultura. Para não ser injusto, na verdade, vejo que tal ocorrência não é de hoje, mas que vem de muitas outras gestões anteriores.
    Todavia, há que se entender que é fundamentalmente e necessário uma mudança de pensamento e, conseqüentemente, de políticas públicas, no sentido da valorização da cultura (cada vez mais escassa) do nosso Município.
    Temos grandes artistas que poderiam elevar positivamente o nome de Carneiros. No momento lembro-me de: Diran e seus irmãos (cantores); Sirley (Parceiro Paz) - cantor; o próprio Adilson Laranjeira (pintor); Leandro - pintor; o grupo musical de pífano (extraordinários); Josenilde (cantora e instrumentista); Cícero esposo de Dázia (esplêndido profissional tocador de violão; Adriano (escritor); grupo de jovens capoeiristas; grupos de dançarinos de quadrilha junina; artesões como, por exemplo, o Senhor Pedro Miguel, Costureiras, poetas, compositores, atores, entre outros tantos que nunca tiveram coragem ou oportunidade para expor suas artes o obras. Finalizando: eu concordo plenamente contigo, Julinho Neves, e ressalto que todos esses artistas não precisam diretamente de dinheiro, eles carecem mesmo é de apoio estratégico.

    ResponderExcluir

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS