====================================================================================================================

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Eleições 2010:Façam suas apostas

As turbulências políticas iniciadas em 2009 não conseguiram desenhar um cenário definido para o pleito de 2010.A temperatura política promete esquentar e tudo pode acontecer.

políticos alagoanos

por Ricardo Leal - etcetal@tudoglobal.com.br

Em ano de eleições e Copa do Mundo os nervos e atenções dos brasileiros latejam além da normalidade.Em Alagoas, porém,o ano eleitoral promete chegar a uma tensão singular.As turbulências políticas iniciadas em 2009 não conseguiram desenhar um cenário definido para o pleito de 2010.A temperatura política promete esquentar e tudo pode acontecer.O quadro(indefinido)atual dos candidatos é o seguinte:

GOVERNO

-Teotonio Vilela Filho:Apesar de não afirmar publicamente a sua candidatura ,o governador é candidato natural à reeleição e,até agora, o único nome certo na disputa para o governo do Estado.

-Cícero Almeida:O prefeito de Maceió é,segundo pesquisas ,o favorito para chegar ao Palácio dos Martírios.Já declarou querer ser candidato só em 2014, mas recentemente voltou atrás e afirmou ainda estar pensando..Aparentemente parece titubear ao arriscar deixar quase dois anos de um mandato relativamente tranquilo,nas mãos de uma desafeta política,aventurando-se numa aliança a um “chapão” não muito confiável que já demonstrou, num passado recente, não ter muita afinidade entre seus próprios membros.

-Fernando Collor:O Senador do PTB não parece,até agora,ter interesse em se candidatar ao governo.É membro do “chapão” que apoia Cícero Almeida.Com um excepcional apoio do(antigo desafeto) Presidente Lula, tem uma situação confortável no Senado,presidindo prestigiadas comissões.Mas,em se tratando de Fernando Collor,é sempre bom ficar atento pois,quando menos se espera,ele pode se tornar candidato.Quem não se lembra das eleições de 2006?

-Ronaldo Lessa:O ex governador foi vítima do “furacão Collor” em 2006,perdendo a eleição, “garantida” para o Senado ,nos últimos dias da campanha.Também é do “chapão” que apoia Cícero Almeida para o governo.Seu nome está muito bem cotado para o Senado,segundo pesquisas.É o candidato dos sonhos de Renan Calheiros, pois com Lessa candidato ao Palácio dos Martírios,as chances de Renan à reeleição ao Senado seriam bem maiores.

-Renan Calheiros: Parceiro político de longa data de Teotônio Vilela Filho , o Senador do PMDB tem ensaiado publicamente um distanciamento do governador.Também é membro do “chapão” que apoia Cícero Almeida para o governo. Muitos analistas consideram que seu distanciamento do Governo é “de mentirinha”, e que até o início da campanha acabará pousando novamente no ninho tucano.É o candidato preferido do PDT ao Governo, pelos mesmos motivos da preferência do PMDB por Ronaldo Lessa.

SENADO

-Heloísa Helena:A vereadora do PSOL teve sua candidatura consolidada após o arquivamento, pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Maceió, do processo aberto, contra ela, pela também veradora Teresa Nelma.Heloísa aparece, em todas as pesquisas divulgadas até agora,como favorita na corrida rumo ao Senado Federal.

-Ronaldo Lessa:Assim como Heloísa Helena, o ex governador,do PDT,aparece bem cotado nas pesquisas.Pessoalmente prefere ser candidato ao Senado que ao Governo,mas ainda não declarou publicamente a que cargo pretende concorrer em 2010.

-Renan Calheiros:É candidato natural à reeleição.Terá problemas se confirmadas as candidaturas ao Senado de Ronaldo Lessa,Heloísa Helena e Benedito de Lira,mas não se pode subestimar sua força eleitoral,principalmente junto à diversas prefeituras do interior.

-Benedito de Lira:Exerce atualmente mandato de deputado federal.É membro do “chapão” que apoia Cícero Almeida para o governo, mas já avisou que independentemente de qualquer decisão partidária ,sua candidatura ao Senado é irreversível.

-João Tenório:Suplente de Teotonio Vilela Filho está no Senado desde 2007 e seria candidato natural à reeleição.Oficialmente aguarda um pronunciamento do governador para decidir sobre seu futuro político, mas,ao que tudo indica,não sairá candidato ao Senado.

-Pinto de Luna:Recém filiado ao PT, foi o delegado que comandou as ações policiais da Operação Taturana, que investigou o desvio de cerca de R$ 300.000.000 da Assembléia Legislativa de Alagoas.É considerado um forasteiro político e franco atirador nas eleições de 2010.

-José Costa:Suplente de Renan Calheiros, filiado ao PPS, é a opção do partido, que compõe a aliança com o atual governo, ao Senado Federal.

Fonte: tudoglobal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS