====================================================================================================================

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dor de cabeça e o calor

dor-de-cabeca Por que a dor de cabeça aumenta no calor?

Especialista conversou com a Jovem Pan e explicou esse fenômeno

A dor de cabeça afeta uma grande parcela dos seres humanos. No verão, inclusive, parece que essa dor se intensifica. Alguns motivos causam esse aumento, e quem fala sobre isso com a Jovem Pan é Renato Romani, médico e professor do CEMAFE/Unifesp.
O especialista explicou primeiramente qual é a diferença entre cefaléia e enxaqueca, que é uma dúvida muito comum entre as pessoas. “Cefaléia é o nome da patologia em si. Quando eu tenho cefaléia em grande intensidade, persistente, de forma crônica, esse quadro eu chamo de enxaqueca”.
Quanto ao problema, Romani explicou se dá para fazer uma relação entre o aumento do calor e as dores de cabeça constantes. “Dá pra fazer sim. A desidratação que o calor causa e a dor de cabeça é uma manifestação de um problema que o seu corpo está passando, e uma delas é o aquecimento”.
Esse quadro pode se agravar naquelas pessoas que gostam de uma cervejinha, de uma bebida alcoólica... “quando a pessoa toma lá a cervejinha a mais, ela acaba urinando mais pelo fator do álcool”, disse. “Essa desidratação gerada pelo álcool vai gerar uma dor de cabeça. A falta de líquido pode trazer a dor, porque é muito comum que as pessoas não tomem água. No calor, você evapora na hora que fala, transpira mais... a hidratação é um fator importante para evitar essa dor de cabeça”.
E se o calor é muito intenso? O que é mais indicado fazer? Nesse caso, “o corpo vai responder de diversas formas”, disse. “Ele vai tentar abaixar a pressão, tentar fazer uma sudorese excessiva... o suor faz com que você diminua a temperatura; quando está calor, você sua mais e desidrata mais”.
E existem outros modos para evitar a cefaléia? “Eu acho que nessa época de calor é fundamental um comportamento adequado. Se eu estou num ambiente quente eu tenho que ter roupas que facilitam a transpiração”, recomendou. “Tenho que me esconder do sol, me hidratar de forma persistente e me alimentar com coisas mais leves. Isso vai facilitar o corpo humano a se adequar ao calor. Ele tem que diminuir a pressão, organizar o batimento cardíaco, aumentar a sudorese. Se eu facilitar o trabalho dele, a chance de eu ter dor de cabeça diminui”.
O médico também falou sobre os remédios. Será que eles podem ser tomados com frequência? “Os remédios sempre têm que ser tomados quando há uma motivação clara”, disse. Nesses casos, “é importante conversar com um médico. É comum pessoas acordarem com dor de cabeça e não conseguirem fazer absolutamente nada. Claramente, essa incapacidade tem que ser diagnosticada”, pontuou.

Fonte: Jovem Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS