====================================================================================================================

segunda-feira, 15 de março de 2010

Ufal em Delmiro: Ana Dayse diz que interiorização é projeto para desenvolvimento de Alagoas

Ana Dayse - Reitora da UFAL Reitora fala com excluvidade ao Cadaminuto em um dia histórico para a educação em Alagoas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza na manhã desta segunda-feira (15), às 9 horas, a aula inaugural do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Com sede em Delmiro, o novo Campus da Ufal vai ofertar 8 cursos para a comunidade do sertão alagoano: Geografia, História, Letras/Língua Portuguesa, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Pedagogia em Delmiro e Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, em Santana de Ipanema.

Com a aula inaugural desta segunda, o ano letivo começa oficialmente no novo Campus da Ufal. O sonho de levar a Universidade para o sertão se concretiza a partir de hoje. Nesta entrevista exclusiva ao Cada Minuto, a reitora Ana Dayse Rezende Dorea comenta esta conquista.

Cada Minuto: Por que levar a Ufal para o sertão alagoano?

Ana Dayse: Porque a juventude sertaneja precisa ter as mesmas oportunidades e porque Alagoas tem uma divida histórica com a população sertaneja. Neste processo de expansão da Ufal, alavancado após o Reuni, programa do MEC que vem possibilitando a expansão das instituições federais por todo o país, uma das metas é amplificar a presença da Ufal no interior. Na primeira fase de nossa expansão chegamos com 16 cursos em Arapiraca, Viçosa, Palmeira dos Índios e Penedo. Agora chegamos com 8 cursos e 560 vagas em Santana de Delmiro. Esta é, com certeza, uma conquista histórica para o sertão.

As aulas em Delmiro começam nesta segunda?

Sim, nesta segunda os alunos aprovados no processo seletivo que a Ufal realizou no final de 2009 já começam a estudar em Delmiro. Nosso prédio próprio está em fase de construção e, para começarmos o ano em plenas condições de funcionamentos, estaremos instalados em uma escola estadual, aperfeiçoada e com conforto para nossas atividades. Esperamos ainda neste semestre inaugurar nosso prédio próprio em Delmiro Gouveia, tendo como convidado de honra o presidente Lula e ministros. E de acordo com nosso projeto pedagógico, no segundo semestre de 2010 iniciaremos as aulas em Santana do Ipanema, com cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. A partir desta segunda, uma nova história de desenvolvimento chega a esta região alagoana.

Quantos professores foram contratados para o Campus do Sertão?

Fizemos concurso público para 28 vagas. São 28 professores concursados, a maioria mestres e doutores, que vem de várias regiões do Brasil e em muito contribuirão para o desenvolvimento da região do sertão e para a formação de nossos alunos. São professores formados em grandes universidades nacionais, todos efetivos, que vão ajudar em muito neste processo de consolidação. A Ufal quando chega em uma cidade, quando se interioriza, não leva somente aulas e prédios. Leva mão de obra qualificada que vai colaborar para que a região, como um todo, seja mais desenvolvida.

Qual foi o investimento do governo federal nesta expansão?

Especificamente no Campus do Sertão o governo já investiu mais de R$ 12 milhões, isto só em obras e equipamentos. Há também o investimento em contratação de mão de obra e folha de pagamento, que no nosso caso acompanha a formação sofisticada de nosso pessoal concursado. Para se ter uma ideia de como estes investimentos são grandes, temos o caso do apoio firme das prefeituras de Santana e Delmiro, com obras auxiliares e doações de terrenos, entre outros. Por isso é bom que fique claro: a interiorização da Ufal é um dos maiores investimentos que estão sendo feitos em Alagoas, com foco na melhoria de nossa qualidade de vida e do futuro de muitos jovens que antes viviam à margem desta formação oficial e indispensável.

Como será a aula inaugural desta segunda-feira?

Será um momento de festa e, sobretudo, momento de firmarmos um pacto em prol da educação em Alagoas. Teremos palestras, falas da reitoria, premiação dos alunos destaque em nosso processo seletivo e apresentações artísticas, com presença de toda nossa equipe de gestão. Receberemos convidados e vamos reforçar para toda a comunidade a importância da Ufal, finalmente, estar presente no sertão. Pelos estudos da Ufal e pelo projeto do Campus do Sertão, serão beneficiados com esta expansão cerca de 32 municípios da região, em estados como Bahia, Sergipe e, principalmente, Alagoas. Há alunos matriculados que residem em diversas cidades no entorno do campus. São jovens e adultos que se formaram no ensino e médio e, por falta de opção, ficaram sem ter onde estudar e sem condições de uma vida mais digna. Isto, agora, pretende mudar, para melhor.

O que esperar deste novo Campus?

Temos certeza de que o Campus do Sertão vai fazer o mesmo que o Campus Arapiraca fez com a região agreste. Hoje, Arapiraca e região colhem muitos benefícios do trabalho de nossos alunos e professores. Temos mais negócios, gente mais qualificada, pesquisas, programas de extensão, indução de estudos e a busca por avanços em diversas áreas. Com o sertão deve acontecer o mesmo. Estamos dando só primeiro passo no sertão, enfrentaremos as dificuldades e confiamos em nossa equipe de professores e técnicos. Certamente, daqui há poucos anos, Delmiro, Santana e região vão reconhecer estes ganhos.

Fonte: cadaminuto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS