====================================================================================================================

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Educação Estadual dá início ao processo de conectividade nas escolas

Rede sem fio será instalada em todas as unidades escolares, administrativas e nas Coordenadorias Regionais de Educação

O processo de instalação de rede sem fio nas unidades da Educação Estadual teve início nesta quarta-feira (21), no Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa), com o levantamento técnico e predial para a adequação dos pontos de acesso. A conectividade vai contemplar todas as 324 escolas da rede, bem como as unidades administrativas e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

A rede sem fio vai funcionar dentro das escolas durante o horário das aulas. Todos os equipamentos serão cadastrados para que o acesso seja liberado. A comunidade que reside no entorno da unidade de ensino também poderá utilizar a Internet, desde que solicite, previamente, autorização à direção da escola. Para esse público, a rede estará disponível nos horários em que o prédio estiver fechado.

O levantamento técnico das áreas, o chamado Site Survey, é responsável pela medição do sinal para detectar os melhores pontos de acesso e pela instalação dos equipamentos da rede sem fio, considerando as peculiaridades de cada espaço físico.

O coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Educação, Jaques Paulino, explica que a conectividade, além de ofertar o acesso à Internet, vai permitir o compartilhamento de arquivos internos da escola. “A tecnologia é uma das ferramentas que vão ajudar a elevar a qualidade do ensino, e será possível implementar novas metodologias dentro da sala de aula. A conectividade nas escolas da rede estadual vai garantir, ainda, a inclusão digital a uma boa parcela da população. São, aproximadamente, 380 pontos com rede sem fio em todo o Estado”.
Rede diferenciada – Para a instalação da rede sem fio, foi firmado um contrato de pouco mais de R$ 9 milhões com a empresa Vectra Consultoria e Serviços. O contrato prevê um prazo de 90 dias para que a rede seja instalada em todas as unidades. De acordo com Oscar Garci-Agreda, representante da Vectra em Alagoas, o serviço, por ser corporativo, oferece mais segurança, conta com maior área de cobertura e controle de conteúdo.
“Alagoas será um dos primeiros estados da região a contar com rede sem fio que atende a escolas e comunidade circunvizinha. Esse mesmo projeto também foi implantado em Pernambuco, atendendo a cerca de quinhentas escolas, e teve um efeito muito positivo”, observa Oscar Garci-Agreda.
A Vectra também é responsável pela Infovia, rede de conectividade que pertence ao Instituto de Tecnologia do Estado e que é responsável pela estrutura básica de Internet do governo estadual. A Secretaria de Estado da Educação aguarda a tramitação do processo para incluir todas as unidades escolares na Infovia do Estado.

Fonte: Agência Alagoas

Um comentário:

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS