====================================================================================================================

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Barragem da Cafurna: excesso de água preocupa Palmeira dos Índios

Barragem da Cafurna O coronel Jadir Ferreira, coordenador Estadual de Defesa Civil, e o tenente coronel Denildson Cruz de Queiroz, secretário executivo de Defesa Civil, participaram, nesta quarta-feira (24), de uma reunião na cidade de Palmeira dos Índios, onde foram discutidas as medidas urgentes que precisam ser tomadas para garantir a sustentação do paredão da barragem da Mata da Cafurna, localizada na aldeia indígena Xucuru-Kariri, e evitar uma tragédia naquela cidade.

A barragem da Cafurna, com aproximadamente vinte e dois metros de profundidade, foi construída na década de 40 e, desde então, não sofreu manutenção significativa. Recentemente, foi visualizada uma erosão na construção que pode causar o rompimento da parede do reservatório e ocasionar graves danos aos moradores e ao meio ambiente.

Segundo o tenente coronel Denildson, o Corpo de Bombeiros, desde que tomou conhecimento do problema, enviou equipes para a reserva com o intuito de verificar o problema e encaminhou ofícios à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e à Secretaria de Estado de Infraestrutura, solicitando a presença dos órgãos citados na aldeia. “Confirmamos a vulnerabilidade da barragem e o risco que ela oferece à população. No entanto, não podemos fazer nada sem autorização da Funai, já que a barragem está em área indígena”, afirma.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, caso a barragem rompa, poderá atingir mais dois reservatórios de água e alcançar o centro da cidade de Palmeira dos Índios. Na reunião, a Funai afirmou que vai acelerar o processo de revitalização da barragem.

Fonte:tribunadosertao.com.br

4 comentários:

  1. eu amo a minha cida natal eu estou comedo eu espero qui dudo de serto qui deus esteja com dodos vocoes eu moro em mauá sao paulo meu nome e sandro

    ResponderExcluir
  2. Deve ser tomada uma medida já.Nao se pode ficar esperando a catástrofe acontecer,a cada dia o perigo aumenta.Estamos falando de vidas,que seram ceifadas.Há maneiras,só precisa parar de achar culpados e agir,enquanto há tempo!Bucoratização não!Quere mos ação já,seja por parte da funai, seja pelos orgãos competentes!
    VAMOS PROTESTAR!

    ResponderExcluir
  3. ataniel ,filho de sebatião do sitio malhador5 de junho de 2010 às 18:16

    um forte abraço a luizão e filho e antonio machado que cuida dos transporte de carneiros ,todos gentes muito boas nas quais meu pai era muito amigos de sao paulo-sp niel

    ResponderExcluir
  4. Morei muito tempo em Palmeira dos Indios.Vendo essa notícia, recordei de uma velha história que os antigos falavam de que um dia a cidade seria destruída por uma avalanche de água.Seria uma espécie de dilúvio como forma de castigo para uma cidade tão pequena mas tão violenta?...Na minha infância assisti muitos homícidios e ficava impressionado com tudo aquilo.Até hoje vejo isso acontecer através da internet.Será o fim, conforme a "profecia" ou a conversão imediata enquanto é tempo.Vejo com apreensão os jornais do país classificarem Alagoas no primeiro lugar em homicídios.lembre-se que Deus castigou Sodoma e Gomorra por essas mesmas razões.Já observou que não se ouve notícias deste tipo, em estados como Sergipe e Pernambuco?... E porque um tabaqueiro de um estado como Alagoas só aparece nos noticiários com notícias ruins? Notícias como o desaparecimento de cidades devido a cheias, de mortes em hospitais por falta de atendimento, de ter tido um presidente na história do Brasilque pela primeira vez foi posto prá fora por impecheament, das terríveis histórias de corrupção de PC etc e por aí vai...Felizmente saí deste lugar há muito tempo e não sinto saudades, mas só a falta de familiares.Mas voltarei aí um dia antes que acabe, conforme a profecia.

    ResponderExcluir

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS