====================================================================================================================

sábado, 20 de março de 2010

Nota de falecimento de D. Fernando Iório Rodrigues

D. Fernando Iório Rodrigues - crédito foto gazetaweb.com.br  A Diocese de Palmeira dos Índios comunica, com profundo pesar, o falecimento do seu Bispo emérito, D. Fernando Iório Rodrigues, ocorrida na madrugada do dia 20 de março de 2010, em Maceió.

Filho de Miguel Iório e de Júlia Barbosa Rodrigues, D. Fernando nasceu no dia 23 de junho de 1929, em Maceió. Em tenra idade, entrou no Seminário da Arquidiocese de Maceió. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 30 de novembro de 1953, aos 24 anos de idade. Um ano depois, assumiu o ofício de pároco da paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Bebedouro (Maceió), onde permaneceu durante trinta anos; assumiu também importantes encargos naquela Arquidiocese. Livre Docente em Linguística e pós-graduado em Comunicação e Música Sacra, D. Fernando era professor universitário e jornalista; publicou treze livros. No dia 6 de março de 1985, foi nomeado pelo Papa João Paulo II para o ofício de Bispo de Palmeira dos Índios. Sua consagração episcopal ocorreu no seguinte dia 29 de maio; tomou posse do novo ofício em Palmeira dos Índios no mês seguinte.

Esteve à frente da Diocese durante 21 anos. No seu pastoreio, ordenou trinta e três sacerdotes e criou seis paróquias. Fundou o Instituto de Teologia Pastoral, a Vila do Idoso, a Faculdade de Teologia Santo Tomás de Aquino e o Lar do Padre. Adquiriu e reformou o edifício do atual Centro de Treinamento Pastoral Pio XII. Foi um dos responsáveis pela instalação do Curso de Administração de Empresas e do Curso Superior de Letras e Pedagogia, em Palmeira dos Índios. Com seu empenho pessoal, foi criado o Curso de Enfermagem, com licenciatura, num convênio da Diocese com o Centro de Estudos Superiores de Maceió. Instalou o Projeto para o Semi-árido. Foi um dos responsáveis pela Construção e Criação da Escola Técnica Federal de Palmeira dos Índios. Instalou o Seminário Maior de Palmeira dos Índios. Em convênio com o CESMAC, construiu quatro laboratórios no prédio do Ginásio Sagrada Família da Diocese. Contribuiu para a criação da pós-graduação em Técnica de Educação, de História, Geografia e de Gestão de Empresas. Sua renúncia foi aceita pelo Papa Bento XVI, no dia 12 de julho de 2007. Desde o dia 5 de novembro de 2008, era Presidente da Academia Alagoana de Letras.

O Bispo de Palmeira dos Índios, D. Dulcênio Fontes de Matos, o clero diocesano, os religiosos e demais fiéis, profundamente consternados pelo falecimento de tão insigne, benemérito e abnegado pastor, ao tempo em que rendem graças a Deus pela dádiva da vida e do ministério episcopal do seu terceiro Bispo, suplicam ao Onipotente o descanso eterno da alma do querido e saudoso D. Fernando Iório Rodrigues.

Felizes os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os seguem (Ap 14, 13).

DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS
Bispo Diocesano

Fonte: pejnfranca.org.br

Um comentário:

  1. Fui aluna desse ser maravilhoso no ginásio santo Antonio em Bebedouro, e muito do pouquinho que sei da vida, devo aos seus conselhos.Se todos os professores fossem como o meu eterno padre Fernando, o mundo seria outro.nunca o esquecerei.

    ResponderExcluir

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS